Washington, EUA, 28 de novembro de 2024 (Reuters) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Jamieson Greer para assumir o cargo de Representante de Comércio dos EUA (USTR) em sua próxima administração. Greer já tem vasta experiência em negociações comerciais, tendo servido como chefe de gabinete do USTR Robert Lighthizer durante o primeiro mandato de Trump.
Durante sua primeira presidência, Greer supervisionou negociações comerciais importantes com a China e o Japão, além de ter desempenhado um papel crucial na imposição de tarifas a países como a China, visando combater práticas comerciais desleais. Ele também esteve envolvido na substituição do Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) pelo novo tratado USMCA, que, segundo Trump, trouxe grandes benefícios para os trabalhadores americanos.
Em sua declaração, Trump afirmou: “Jamieson desempenhou um papel chave em nosso primeiro mandato na imposição de tarifas e na melhoria do acordo comercial com o México e o Canadá, tornando-o muito mais vantajoso para os trabalhadores dos Estados Unidos.” O presidente eleito acrescentou que Greer terá como foco reduzir o déficit comercial do país e proteger setores como manufatura, agricultura e serviços, além de expandir mercados de exportação.
Trump também indicou que deverá impor novas tarifas sobre as importações de países como China, México e Canadá assim que assumir a presidência em janeiro de 2025, com Greer liderando essas negociações.
Além de Greer, Trump anunciou a nomeação do economista Kevin Hassett para o cargo de diretor do Conselho Nacional de Economia da Casa Branca. Hassett já havia presidido o Conselho de Assessores Econômicos durante o primeiro mandato de Trump e será peça-chave na implementação das políticas econômicas da nova administração, incluindo cortes de impostos e controle da inflação.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am