Washington, Estados Unidos, 21 de novembro de 2024, Associated Press – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira (20) a nomeação de Matthew Whitaker, ex-procurador-geral interino durante sua primeira administração, como o próximo embaixador dos EUA na OTAN.
Em comunicado, Trump afirmou que Whitaker “fortalecerá as relações com nossos aliados da OTAN e se manterá firme diante de ameaças à paz e à estabilidade”. O presidente eleito acrescentou que Whitaker “colocará a AMÉRICA EM PRIMEIRO LUGAR”.
Trump tem repetidamente criticado muitos membros da OTAN por dependerem excessivamente do apoio dos EUA para sua defesa. Espera-se que ele pressione os aliados a assumirem uma parcela maior dos custos de defesa.
Whitaker, que será baseado na sede da OTAN em Bruxelas, provavelmente desempenhará um papel fundamental nas negociações para aumentar os gastos com defesa dos países membros. A mídia americana relata que a escolha será observada de perto por autoridades europeias.
Conhecido como um fervoroso apoiador de Trump, Whitaker foi crítico das investigações sobre supostos vínculos da campanha de Trump com a suposta interferência russa nas eleições presidenciais de 2016. Sua nomeação sinaliza uma postura potencialmente mais assertiva dos EUA nas relações com a OTAN.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm