Tóquio, Japão, 2 de novembro de 2024 (Kyodo News) – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO), operadora da usina nuclear Fukushima Daiichi, divulgou imagens inéditas de um dispositivo de recuperação coletando detritos de combustível nuclear no vaso de contenção do reator 2, parte de um ensaio de remoção iniciado em setembro.
O teste foi retomado na segunda-feira (28), após uma interrupção de um mês e meio devido a problemas técnicos com as câmeras acopladas ao dispositivo de recuperação. Na quarta-feira (30), uma ferramenta de captura, localizada na ponta do dispositivo, conseguiu retirar fragmentos dos detritos, medindo aproximadamente cinco milímetros.
As imagens mostram a ferramenta se aproximando de uma porção de detritos com uma superfície irregular, de cor escura, e segurando cuidadosamente um pequeno pedaço. A operação prosseguiu na quinta-feira (31), quando a ponta do dispositivo foi recolocada em um tubo que leva ao exterior do reator.
A TEPCO informou que, na sexta-feira (1), o dispositivo será retirado do vaso de contenção, e os detritos coletados terão seu nível de radiação medido. Após a avaliação, os fragmentos serão armazenados em um recipiente especial e transportados para um centro de análise.
A remoção de detritos nucleares representa o maior desafio no processo de descomissionamento da planta de Fukushima Daiichi, acidentada em 2011. Caso o ensaio atual seja bem-sucedido, será a primeira vez que detritos de combustível nuclear são recuperados no local desde os incidentes de derretimento ocorridos há mais de uma década.
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm
- Líderes asiáticos reagem à vitória de Donald Trump - 7 de novembro de 2024 10:55 am
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am