Naha, Okinawa, Japão, 11 de novembro de 2024, Agência de Notícias Kyodo – Yonaha Momoko, membro do corpo de enfermeiras estudantes que sobreviveu à Batalha de Okinawa durante a Segunda Guerra Mundial, faleceu aos 96 anos. Yonaha dedicou grande parte de sua vida a viajar pelo Japão, compartilhando suas experiências de guerra.
Segundo informações, Yonaha faleceu de causas naturais na sexta-feira (8) em sua residência na cidade de Naha, prefeitura de Okinawa. Mobilizada aos 16 anos em 1945 como membro do Corpo Estudantil Himeyuri, ela cuidou de soldados feridos em um hospital de campo subterrâneo do extinto exército imperial japonês.
Em seus relatos, Yonaha compartilhou a perda de uma colega um ano mais velha durante um ataque de bombardeio. Ela também narrou um doloroso episódio em que teve que recusar a entrada de seu pai e duas irmãs mais velhas no hospital, que posteriormente faleceram.
Após a guerra, Yonaha mudou-se para a prefeitura de Saitama, vizinha a Tóquio. Chocada ao descobrir que muitos japoneses do continente desconheciam detalhes sobre a Batalha de Okinawa, ela iniciou uma série de palestras pelo país para compartilhar suas experiências.
Junto com outros ex-alunos, Yonaha trabalhou arduamente na arrecadação de doações para a construção do Museu da Paz Himeyuri na cidade de Itoman, Okinawa. Após retornar à prefeitura aos 70 anos, ela continuou compartilhando suas experiências com visitantes do museu até os 90 anos de idade.
Futenma Chokei, diretor do museu, destacou como Yonaha transmitia suas sombrias memórias de guerra em um tom de voz calmo e gentil, mantendo os visitantes atentos e imóveis.
A vida de Yonaha Momoko e seu compromisso em educar as gerações futuras sobre os horrores da guerra servem como um poderoso lembrete da importância da paz e da memória histórica.
- Zelenskyy e enviado dos EUA cancelam coletiva após reunião - 21 de fevereiro de 2025 10:13 am
- Trump celebra 80 anos da Batalha de Iwo Jima e a aliança EUA-Japão - 21 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Bangalês relata fuga de centro de golpes em Mianmar - 21 de fevereiro de 2025 9:57 am