Wakayama, Japão, 5 de novembro de 2024 (NHK) — Autoridades no oeste do Japão realizaram simulados de grande escala como parte das preparações para o Dia Mundial de Conscientização sobre Tsunami, que será celebrado em 5 de novembro. Aproximadamente 2 mil pessoas participaram dos exercícios, realizados em quatro locais nas províncias de Wakayama e Osaka na segunda-feira (4). Os simulados foram organizados em conjunto por governos locais e o governo central, como parte dos esforços anuais de prevenção e conscientização sobre desastres naturais.
Em um dos exercícios, realizado no porto da cidade de Wakayama, a simulação foi baseada em um cenário de mega terremoto na Fossa de Nankai, uma área de grande atividade sísmica no Oceano Pacífico. Durante o exercício, um navio-patrulha da Guarda Costeira do Japão instou os participantes a evacuar para áreas mais altas, representando a resposta a um alerta de tsunami emitido para a costa do Pacífico.
Para os treinamentos, um abrigo temporário foi montado, onde membros das Forças de Autodefesa (SDF) demonstraram o preparo de refeições para os evacuados. Além disso, as equipes da SDF simularam operações de resgate para vítimas hipotéticas atingidas pela onda. Em cooperação com as equipes de polícia e bombeiros, eles também realizaram exercícios de resgate de pessoas presas embaixo de escombros e de atendimento médico a feridos.
A realização desses simulados visa melhorar a prontidão da população e das equipes de resposta em situações de emergência, em uma região onde há um histórico de terremotos e tsunamis devastadores.
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am
- Erupção de vulcão em Indonésia deixa ao menos 9 mortos - 7 de novembro de 2024 9:58 am
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am