Moscou, Rússia, 5 de novembro de 2024 (NHK) — A Rússia colocou um de seus comandantes militares à frente das tropas norte-coreanas que foram enviadas ao território russo, de acordo com fontes locais. A iniciativa, denominada “Projeto Vostok”, utiliza o termo russo “vostok”, que significa “leste” em inglês, e simboliza a aliança estratégica entre os dois países.
As tropas norte-coreanas estão agora sob o comando de um major-general russo, veterano desde 2020 da Divisão de Assalto Aerotransportado 76ª, com experiência também na Síria. A decisão de colocar um comandante russo no comando reflete a intenção de Moscou em trabalhar diretamente com o contingente norte-coreano, planejando as áreas e as missões específicas de sua implantação.
A presença das forças norte-coreanas em solo russo, aliada à supervisão direta de um comandante militar da Rússia, é monitorada de perto por governos ocidentais e o Japão, que analisam os possíveis impactos desse movimento na guerra em andamento na Ucrânia e as implicações para a segurança internacional.
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am
- Ucrânia relata presença de 11 mil soldados norte-coreanos na Rússia - 6 de novembro de 2024 7:48 am
- Ucrânia confirma primeiro confronto com tropas norte-coreanas - 6 de novembro de 2024 7:42 am