Moscou, Rússia, 3 de novembro de 2024 (Tass) – A imprensa russa informou que as multas impostas ao gigante norte-americano de tecnologia Google, por um tribunal russo, chegaram ao impressionante valor de 2 undecilhões de rublos, uma cifra de 36 dígitos, superando o Produto Interno Bruto (PIB) global, estimado pelo Fundo Monetário Internacional.
Segundo a agência de notícias estatal Tass, as penalidades, que incluem multas acumuladas, estão relacionadas ao não pagamento de valores impostos ao Google, dono da plataforma de vídeos YouTube. O jornal russo RBK informou que 17 canais de televisão, incluindo emissoras estatais, entraram com uma ação contra o Google após a suspensão de suas transmissões no YouTube.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou sobre o montante nesta quinta-feira (31), reconhecendo que a soma é praticamente impronunciável e possui um caráter simbólico. Peskov afirmou ainda que o Google “não deveria restringir as atividades” das emissoras russas, que buscam manter o acesso ao público pela plataforma de vídeos.
A Rússia vem aumentando a pressão sobre empresas de tecnologia estrangeiras nos últimos anos, especialmente as que controlam plataformas digitais, em um esforço para combater o que considera restrições injustas contra veículos de comunicação e conteúdos russos.
- Primeiro leilão de camarões sakura ocorre em Shizuoka - 7 de novembro de 2024 6:25 am
- Keidanren pede aumento salarial contínuo para fortalecer economia - 7 de novembro de 2024 6:21 am
- Yamato Holdings registra prejuízo no período de abril a setembro - 7 de novembro de 2024 6:14 am