Seul, Coreia do Sul – 8 de novembro de 2024 – Agência Yonhap. O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, conversou por telefone com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (7), em uma ligação que durou mais de dez minutos. Durante a conversa, Yoon parabenizou Trump pela vitória e expressou sua confiança na liderança do presidente eleito para enfrentar desafios regionais.
Entre os temas discutidos, ambos abordaram o envio de tropas norte-coreanas para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia, fato que tem gerado preocupação internacional. Yoon e Trump também expressaram inquietação quanto ao avanço de Pyongyang em seu desenvolvimento de armas nucleares e mísseis.
Yoon destacou a importância da contribuição de Trump para fortalecer a cooperação trilateral entre Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão durante seu primeiro mandato, uma parceria que se aprofundou com a administração de Joe Biden. A presidência sul-coreana informou que os líderes concordaram em se reunir pessoalmente em breve.
Ao falar com a imprensa após a ligação, Yoon disse acreditar que a mudança de governo nos Estados Unidos não provocará uma ruptura na colaboração entre os três países, e que a cooperação continuará firme sob a nova administração. Comentando sobre os recentes lançamentos de mísseis norte-coreanos, inclusive intercontinentais, Yoon relatou que Trump se mostrou surpreso e destacou a necessidade de discutir urgentemente medidas para enfrentar a questão.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm