Tóquio, Japão, 1 de novembro de 2024 (Kyodo News) – Entraram em vigor no Japão novas e rigorosas regulamentações para ciclistas, como parte das mudanças na Lei de Trânsito Rodoviário que têm como objetivo reforçar a segurança no trânsito. As autoridades locais afirmam que intensificarão as ações educativas e repressivas para garantir o cumprimento das novas normas.
Uma das principais mudanças é a proibição do chamado “ciclismo distraído”. Qualquer ciclista que provoque um acidente ou coloque outros em perigo ao usar dispositivos móveis enquanto pedala pode enfrentar até um ano de prisão ou multa de até 300.000 ienes (aproximadamente 1.980 dólares). Para aqueles que apenas olham ou falam ao celular enquanto se deslocam, a pena pode chegar a seis meses de prisão ou multa de 100.000 ienes (cerca de 660 dólares), mesmo que não ocorra situação perigosa.
Outra atualização na lei envolve o consumo de álcool. Antes, ciclistas só eram punidos se estivessem visivelmente incapacitados. Agora, um limite de 0,15 miligramas de álcool por litro de ar expelido foi estabelecido, sujeitando infratores a até três anos de prisão ou multa de 500.000 ienes (em torno de 3.300 dólares).
A nova legislação também redefine veículos que combinam pedais e motores de motocicleta, conhecidos como ciclomotores. Esses veículos passam a ser classificados como motocicletas, mesmo quando estão sendo utilizados no modo pedal.
De acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão, ocorreram mais de 49.000 acidentes envolvendo bicicletas com vítimas fatais ou feridas até setembro deste ano, dos quais 126 foram atribuídos ao “ciclismo distraído”. As novas regulamentações refletem a crescente preocupação do país em melhorar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am