Nova York, Estados Unidos, 15 de novembro de 2024 (Kyodo News) – O governo do estado de Nova York anunciou que iniciará, em 5 de janeiro de 2025, a cobrança de uma taxa de congestionamento para motoristas que entrarem na área central de Manhattan. A medida tem como objetivo reduzir o tráfego e melhorar a qualidade do transporte na região, mas já enfrenta resistência, inclusive do presidente eleito Donald Trump.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, confirmou a data de início da cobrança, informando que o valor diário será de 9 dólares para veículos de passageiros. Inicialmente, o plano previa uma tarifa de 15 dólares, mas a cifra foi ajustada. A cobrança será aplicada durante o dia, com a intenção de diminuir em 10% o número de veículos circulando na região central de Manhattan.
A medida foi adiada em função do aumento do custo de vida e de outros fatores, mas, segundo a governadora, a redução de tráfego ajudará a expandir o serviço de ônibus e a melhorar a mobilidade urbana. Os recursos gerados pela nova taxa serão destinados à melhoria do transporte público, uma prioridade para a administração local.
A estratégia de cobrança foi pensada também para ser implementada antes da posse de Trump, marcada para 20 de janeiro de 2025, uma vez que especula-se que o governo de Nova York queria completar os procedimentos para obter aprovação federal antes da nova administração. O presidente eleito já se manifestou contra a medida, afirmando que a taxa colocará a cidade em desvantagem em relação a outras cidades e estados, o que, segundo ele, pode fazer com que empresas abandonem a região.
- Trump escolhe Robert F. Kennedy Jr. como secretário da Saúde - 15 de novembro de 2024 2:06 pm
- Nova York implementará taxa de congestionamento em janeiro - 15 de novembro de 2024 1:52 pm
- Thaksin Shinawatra faz discurso raro em comício na Tailândia - 15 de novembro de 2024 1:47 pm