Porto Alegre, Brasil, 16 de novembro de 2024, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Uma comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pelo governador Eduardo Leite, embarcou para uma missão na Ásia, com foco em atrair investimentos em energia limpa e fortalecer laços comerciais. A viagem, que inclui visitas ao Japão e à China, conta com 45 pessoas, sendo sete secretários estaduais, nove deputados estaduais e três prefeitos.
Integram a comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha); Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico); Caio Tomazelli (Comunicação); Ronaldo Santini (Turismo); Clair Kuhn (Agricultura); e Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), além dos adjuntos da Comunicação, Maicon Bock, e da Fazenda, Ricardo Neves Pereira, e o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e outros assessores.
No caso da Assembleia Legislativa estarão presentes o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Airton Artus, Airton Lima, Issur Koch, Luiz Fernando Mainardi, Nadine Anflor, Thiago Duarte e Vilmar Zanchin.
O roteiro da missão inclui encontros estratégicos com empresas como Shizen, Toyota e Mitsubishi no Japão, visando parcerias no setor de energia eólica e na indústria automotiva. Na China, a comitiva terá reuniões com a gigante de tecnologia Huawei, explorando possibilidades de investimentos em data centers no estado.
Um ponto alto da viagem será a visita à província de Shiga, no Japão, estado-irmão do Rio Grande do Sul, relação esta que completará 45 anos em 2025. Esta visita visa fortalecer os laços culturais e econômicos entre as regiões. Na China, a delegação também visitará a província de Hubei, outra parceira do estado gaúcho.
O deputado Issur Koch destacou que a missão abordará temas como mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde. “Teremos agendas para conhecer as melhores práticas no enfrentamento de catástrofes climáticas, aproveitando a expertise japonesa nessa área”, afirmou Koch.
A missão, que se estende até 27 de novembro, representa uma oportunidade significativa para o Rio Grande do Sul ampliar sua presença nos mercados asiáticos e atrair investimentos em setores estratégicos, especialmente em energias renováveis e tecnologia avançada.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm