Moscou, Rússia, 3 de novembro de 2024 (Moscow News) – Em uma demonstração de alinhamento estratégico, a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, reafirmou o apoio do seu país à Rússia na guerra contra a Ucrânia. A declaração foi feita durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, ocorrida na sexta-feira (1).
Durante o encontro, Choe declarou que o líder norte-coreano Kim Jong Un instruiu o país a apoiar a “luta justa” do exército e do povo russo na defesa de sua soberania e interesses de segurança desde o início da operação militar especial na Ucrânia. Segundo a ministra, a Coreia do Norte continuará ao lado da Rússia “até o dia da vitória”.
O encontro também discutiu a intensificação dos laços militares entre os dois países, amparados por um tratado assinado em junho, que prevê assistência mútua em questões de segurança. Lavrov afirmou que “contatos muito próximos foram estabelecidos entre as forças militares e serviços de segurança” da Rússia e da Coreia do Norte, o que, segundo ele, permite resolver “tarefas significativas para a segurança dos nossos cidadãos e dos seus”.
Diante da possibilidade de tropas norte-coreanas entrarem em combate na Ucrânia, os Estados Unidos alertaram para uma escalada e pediram à China que influencie Pyongyang a evitar maiores tensões. Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que “Coreia do Norte e Rússia são Estados soberanos independentes, e cabe a eles decidir como desenvolver suas relações bilaterais”.
Lin acrescentou que a China não está ciente dos detalhes sobre as trocas e cooperações entre os dois países, limitando-se a reforçar a posição de neutralidade chinesa no assunto.
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am
- Ucrânia relata presença de 11 mil soldados norte-coreanos na Rússia - 6 de novembro de 2024 7:48 am
- Ucrânia confirma primeiro confronto com tropas norte-coreanas - 6 de novembro de 2024 7:42 am