Tóquio, Japão, 2 de novembro de 2024 (NHK News) – A Panasonic Holdings revelou uma queda de 34,5% em seu lucro líquido no período de abril a setembro de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. A redução significativa, que resultou em aproximadamente US$ 1,2 bilhão de lucro, é atribuída principalmente aos altos investimentos necessários para a construção de novas fábricas de baterias para veículos elétricos (EVs) no Japão e nos Estados Unidos.
Apesar do desempenho financeiro afetado, a empresa reportou aumento nas vendas do grupo, que totalizaram 4,2 trilhões de ienes (cerca de US$ 28 bilhões), um crescimento de mais de 3% em ienes em relação ao ano anterior. O setor de eletrodomésticos teve boa aceitação no mercado japonês, e as vendas de baterias de armazenamento para centros de dados também foram impulsionadas pela demanda crescente gerada pelo boom da inteligência artificial.
O Diretor Financeiro da Panasonic Holdings, Umeda Hirokazu, destacou o avanço nas vendas de baterias nos Estados Unidos e declarou que a fábrica norte-americana da empresa deve voltar a operar em plena capacidade a partir do terceiro trimestre, indicando uma expectativa de recuperação para os próximos meses.
A Panasonic tem parcerias com empresas como Subaru e Mazda para construção de plantas de baterias e aquisição de componentes essenciais, além de planos para ampliar a produção no Japão. A empresa continua apostando no mercado de veículos elétricos, mesmo diante da demanda global ainda moderada para o setor.
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am
- Erupção de vulcão em Indonésia deixa ao menos 9 mortos - 7 de novembro de 2024 9:58 am
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am