Lima, Peru, 16 de novembro de 2024 (AP) – Líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) estão reunidos em Lima para dois dias de intensas discussões sobre comércio, investimento e crescimento sustentável. A cúpula, que acontece nos dias 16 e 17 de novembro, reúne figuras de destaque como o primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping.
Entre os temas prioritários da reunião estão a promoção do comércio global, estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e soluções para crises como a fome e o conflito na Ucrânia. Joe Biden, que está prestes a deixar o cargo em janeiro, busca consolidar avanços nesses temas antes de passar a liderança ao presidente eleito Donald Trump.
Xi Jinping, por sua vez, reforçou o papel da China na América Latina ao participar, na quinta-feira (14), da inauguração de um porto no Peru, projeto estratégico da Iniciativa do Cinturão e Rota de Pequim. A presença do líder chinês no evento sublinha a crescente influência econômica da China na região.
As discussões laterais da cúpula prometem atrair atenção, com reuniões bilaterais previstas entre Estados Unidos e China, Japão e China, além de encontros entre Japão e Estados Unidos. Observadores acompanham de perto essas negociações, especialmente diante da expectativa de políticas protecionistas de Donald Trump, conhecidas por aumentar tarifas e restringir o comércio internacional.
A cúpula da APEC em Lima destaca o esforço coletivo para encontrar soluções equilibradas em um mundo marcado por desafios econômicos e ambientais, enquanto os líderes reforçam a importância da cooperação multilateral.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am