Tóquio, Japão — 7 de novembro de 2024 (Kyodo News) –A maior organização empresarial do Japão, a Keidanren (Federação Empresarial Japonesa), fez um apelo para que as empresas mantenham um aumento constante dos salários como medida essencial para fortalecer a economia do país. A recomendação faz parte das diretrizes da Keidanren para os gestores, que irão negociar os reajustes salariais na próxima primavera.
Nos últimos dois anos, os salários no Japão registraram crescimento contínuo. No entanto, a Keidanren alerta que esses aumentos devem ser mantidos a fim de afastar de vez o risco de deflação que há anos afeta o país. Para a entidade, esse movimento de elevação salarial deve ser adotado também por pequenas e médias empresas, assim como pelas companhias que fornecem trabalhadores temporários, uma vez que esses negócios representam cerca de 70% da força de trabalho no Japão.
Segundo relatórios internos, grandes empresas estão preparadas para implementar aumentos salariais de até 7% no próximo ano. Essa iniciativa, porém, levanta preocupações de que o abismo salarial entre grandes corporações e pequenas empresas possa se ampliar.
A Keidanren enfatiza que, para acompanhar essa tendência de elevação salarial, os pequenos negócios precisarão repassar os custos adicionais para o preço dos produtos e serviços. Essa abordagem é vista como fundamental para que a disparidade salarial não se acentue, garantindo, ao mesmo tempo, que o crescimento econômico seja equilibrado e sustentável para todos os setores da sociedade japonesa.
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am
- Japão aprova primeira instalação de armazenamento de combustível nuclear - 7 de novembro de 2024 8:03 am
- Lucros de empresas comerciais japonesas caem no 1º semestre de 2024 - 7 de novembro de 2024 7:51 am