Tóquio, Japão, 12 de novembro de 2024, Agência de Notícias Kyodo – A Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency – JMA) conseguiu resolver uma falha no serviço de fornecimento de imagens do satélite meteorológico Himawari-9, mais de 14 horas após o início das interrupções. O problema, que começou por volta das 4h da manhã de segunda-feira (11), manifestou-se com o aparecimento de linhas brancas e pretas nas imagens transmitidas pelo satélite.
Engenheiros investigando a falha descobriram que a temperatura de um sensor de radiação infravermelha montado no satélite havia aumentado cerca de 40 graus Celsius. O serviço foi totalmente restaurado por volta das 18h, após a ativação do sistema de resfriamento do satélite.
Durante o período de indisponibilidade das imagens do Himawari-9, os meteorologistas recorreram a leituras de ventos e dados previamente registrados para estimar a força de tufões, uma função crucial normalmente realizada com o uso de imagens infravermelhas da Terra fornecidas pelo satélite.
Oficiais da agência afirmaram que atualmente não há problemas com os dados enviados pelo satélite, mas suspeitam que o sistema de resfriamento possa não ter funcionado adequadamente, levando ao superaquecimento do sensor.
A JMA pediu desculpas pelo inconveniente causado pela prolongada interrupção e planeja uma investigação mais aprofundada para evitar incidentes semelhantes no futuro. Este episódio destaca a importância crítica dos sistemas de satélites meteorológicos para a previsão do tempo e o monitoramento de fenômenos climáticos na região do Pacífico.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm