Tóquio, Japão, 3 de novembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul realizaram exercícios aéreos conjuntos neste domingo (3), em resposta ao lançamento de um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) pela Coreia do Norte na quinta-feira (31).
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou que as manobras ocorreram no espaço aéreo a leste da ilha de Jeju, no sul do país. As práticas confirmaram a capacidade de atacar com precisão alvos simulados, segundo as autoridades militares.
Os exercícios envolveram caças F-16 dos EUA e pelo menos um bombardeiro B-1, aeronave que preocupa particularmente a Coreia do Norte devido às suas capacidades. A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que o B-1 pode transportar uma grande quantidade de bombas e alcançar a península coreana a partir da base da Força Aérea dos EUA em Guam em cerca de duas horas.
O exército sul-coreano afirmou que os três países fortalecerão a coordenação para dissuadir e responder conjuntamente às ameaças norte-coreanas. Há especulações crescentes de que Pyongyang possa lançar mais mísseis balísticos e realizar um teste nuclear para coincidir com a eleição presidencial dos EUA, marcada para 5 de novembro.
Estas manobras conjuntas demonstram a determinação dos aliados em manter a estabilidade regional e responder rapidamente a provocações da Coreia do Norte, em um momento de crescentes tensões na península coreana.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am