Tóquio, Japão, 13 de novembro de 2024, Kyodo News – As Forças de Autodefesa do Japão e os militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul deram início nesta quarta-feira (13) ao seu segundo exercício trilateral conjunto no Mar da China Oriental. O Ministério da Defesa japonês informou que a operação, denominada Freedom Edge, é uma continuação do primeiro exercício realizado em junho deste ano.
Sete navios de guerra dos três países, incluindo o porta-aviões nuclear USS George Washington da Marinha dos EUA, participarão das manobras, juntamente com caças furtivos e aeronaves de patrulha. O exercício multidomínio abrangerá áreas como defesa aérea, defesa contra mísseis balísticos e guerra antissubmarino.
Segundo o Ministério da Defesa japonês, o objetivo é promover a interoperabilidade das forças dos três países para garantir a paz e a estabilidade na região Indo-Pacífico, incluindo a Península Coreana. A pasta também enfatizou que o exercício demonstra a prontidão defensiva e a determinação firme dos três países em proteger a liberdade.
“Este exercício reafirma nosso compromisso conjunto com a segurança regional e nossa capacidade de resposta rápida a ameaças emergentes”, declarou um porta-voz do Ministério da Defesa japonês.
A realização dessas manobras conjuntas é vista como uma demonstração de força e parceria entre os três países, em um momento em que a Coreia do Norte realiza repetidos lançamentos de mísseis balísticos e a China aumenta sua presença na região
É importante notar que, por ocasião do exercício Freedom Edge anterior em junho, a Coreia do Norte advertiu que tais ações provocativas poderiam ter consequências fatais. Esta nova rodada de exercícios pode, portanto, aumentar as tensões na região, ressaltando a delicada situação geopolítica no nordeste asiático.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm