Tóquio, Japão, 3 de novembro de 2024 (NHK News) – O Japão firmou um acordo com a Polônia para aprofundar a cooperação no setor de energia, com o objetivo de auxiliar o país europeu em seus esforços para reduzir emissões de carbono. Autoridades japonesas, incluindo um vice-ministro parlamentar do Ministério da Economia e Indústria, planejam visitar a Polônia na próxima semana para discutir detalhes da colaboração.
Fontes afirmam que os governos dos dois países pretendem promover cooperação em energias nuclear e renovável, contribuindo para os planos de descarbonização da Polônia. O Japão está disposto a compartilhar sua tecnologia para o uso de amônia como combustível em usinas de carvão, uma alternativa que não emite dióxido de carbono ao ser queimada.
Além disso, o governo japonês considera um projeto de apoio tecnológico para a construção de usinas nucleares em território polonês. Atualmente, o carvão representa cerca de 70% da matriz energética da Polônia, e o governo em Varsóvia deseja acelerar sua transição energética com o auxílio da tecnologia avançada japonesa.
Para o Japão, a iniciativa também representa uma oportunidade de expandir negócios e investimentos na Polônia, um dos países da União Europeia com maior crescimento econômico nos últimos anos.
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am
- Ucrânia relata presença de 11 mil soldados norte-coreanos na Rússia - 6 de novembro de 2024 7:48 am
- Ucrânia confirma primeiro confronto com tropas norte-coreanas - 6 de novembro de 2024 7:42 am