Tóquio, Japão, 20 de novembro de 2024, Kyodo News – O presidente do Conselho de Comércio Exterior do Japão, Tatsuo Yasunaga, enfatizou a importância de as empresas japonesas explicarem cuidadosamente suas contribuições para o crescimento da economia americana à nova administração dos EUA. Yasunaga destacou que as companhias japonesas criam empregos e aumentam a receita fiscal nos Estados Unidos por meio de seus investimentos.
“As empresas japonesas são atores industriais fundamentais nos EUA, e acredito que é vital transmitir adequadamente que elas estão se tornando americanas em certo sentido”, afirmou Yasunaga.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prometeu impor tarifas mais altas sobre produtos importados para proteger fabricantes e trabalhadores domésticos. Ele também tem demonstrado uma postura dura em relação ao México, onde muitas montadoras japonesas atualmente fazem negócios.
Yasunaga alertou que trazer todas as indústrias de volta aos EUA poderia desencadear inflação e criar uma situação difícil para os consumidores americanos. Ele indicou que acompanhará de perto se a estrutura do acordo comercial entre EUA, México e Canadá será mantida.
O investimento japonês nos EUA atingiu níveis recordes, chegando a US$ 679 bilhões em 2020, tornando o Japão o maior investidor estrangeiro na economia americana. As empresas japonesas empregam mais de 500.000 americanos apenas no setor de manufatura, contribuindo significativamente para as exportações e gastos em pesquisa e desenvolvimento dos EUA.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm