Tóquio, Japão, 29 de novembro de 2024 (Japan Standard Time), NHK – O governo japonês anunciou a criação de um fundo de mais de 1 bilhão de dólares para apoiar empresas nacionais na obtenção de suprimentos de cobre e outros metais essenciais, considerados estratégicos para a economia e a segurança do país.
O fundo, no valor de 160 bilhões de ienes, será incluído no orçamento suplementar do atual ano fiscal, que termina em março. Essa é a primeira iniciativa de financiamento desse tipo no Japão, focada especificamente no cobre, cujo fornecimento tem sido intensamente disputado em escala global.
O aumento na demanda por cobre se deve ao seu uso em centros de dados para aplicações de inteligência artificial, além de seu papel fundamental em fiações para veículos elétricos. O fundo será administrado pela Organização Japonesa de Segurança de Metais e Energia (JOGMEC), que oferecerá financiamento de até 75% dos custos para aquisição de participações em minas de cobre.
Especialistas apontam que a medida busca fortalecer a segurança de fornecimento em um momento em que a China expande sua presença em operações de mineração na África e em outras regiões.
Com essa iniciativa, o governo espera proteger a indústria nacional de eventuais restrições no acesso a esses recursos cruciais, garantindo competitividade e estabilidade no longo prazo.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am