Tóquio, Japão, 19 de novembro de 2024, NHK – O governo japonês está considerando fortalecer as sanções contra a Coreia do Norte e a Rússia em resposta ao aprofundamento dos laços militares entre os dois países no contexto do conflito na Ucrânia. Segundo fontes da NHK, Tóquio vê essa cooperação como uma violação do direito internacional e uma séria ameaça à paz e estabilidade da Europa e da região Indo-Pacífica.
No sábado (16), o ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Iwaya, encontrou-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy na Ucrânia. Ambos concordaram que a participação de soldados norte-coreanos nas operações de combate russas é motivo de grave preocupação.
Autoridades japonesas estão discutindo medidas específicas, como a expansão dos alvos de congelamento de ativos para ambos os países. O Japão busca coordenar essas ações com as nações do Grupo dos Sete (G7).
“Estamos avaliando cuidadosamente todas as opções disponíveis para responder a esta escalada na cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte”, afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores japonês.
O governo japonês já impôs uma série de sanções à Coreia do Norte em resposta ao contínuo desenvolvimento de armas nucleares e mísseis do país. Desde o início da invasão da Ucrânia, o Japão também tem direcionado restrições comerciais, congelamento de ativos e outras medidas contra a Rússia.
Esta possível intensificação das sanções reflete a crescente preocupação do Japão com a estabilidade regional e global, bem como seu compromisso em apoiar a Ucrânia e manter a ordem internacional baseada em regras.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm