Jerusalém, Israel, 5 de novembro de 2024 (Kyodo News) — O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou na segunda-feira (4) que o país notificou oficialmente as Nações Unidas sobre a decisão de encerrar a cooperação com a Agência da ONU para Refugiados da Palestina (UNRWA). Essa medida ocorre após o Parlamento israelense ter aprovado, no mês passado, uma legislação que proíbe a operação da agência no território nacional.
Israel tem defendido há tempos a desativação da UNRWA e a transferência de suas responsabilidades para outras agências da ONU. O governo israelense acusou alguns membros da equipe da UNRWA de estarem envolvidos nos ataques transfronteiriços do grupo islâmico Hamas em 7 de outubro do ano passado.
Em resposta à decisão, Israel afirmou que “continuará a trabalhar com parceiros internacionais, incluindo outras agências das Nações Unidas, para garantir a facilitação da ajuda humanitária aos civis em Gaza.” A UNRWA colabora na distribuição de ajuda humanitária e na prestação de cuidados médicos na faixa de Gaza, onde pelo menos 1,9 milhão de pessoas estão deslocadas.
Especialistas e observadores alertam que a situação humanitária em Gaza pode piorar ainda mais, uma vez que a recente decisão de Israel tende a impactar negativamente as operações da UNRWA na região.
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am
- Erupção de vulcão em Indonésia deixa ao menos 9 mortos - 7 de novembro de 2024 9:58 am
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am