Tel Aviv, Israel, 5 de novembro de 2024 (Agência de Notícias Israel) — Israel e os Estados Unidos reforçaram sua vigilância e prontidão contra um possível ataque do Irã, após declarações do líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei. Em discurso feito no sábado (26), Khamenei advertiu que seu país responderá com força aos recentes ataques aéreos de Israel em alvos iranianos.
O Irã ainda não divulgou detalhes sobre o momento ou a forma de um possível ataque, mas meios de comunicação norte-americanos sugerem que o governo iraniano pode estar preparando uma ofensiva para os próximos dias. Em resposta, o Exército israelense confirmou, neste domingo (3), que o chefe do Estado-Maior, Herzi Halevi, reuniu-se com o comandante do Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), Michael Kurilla, na última quinta-feira (31), para discutir estratégias de defesa.
O Comando Central dos EUA informou que, como parte das ações preventivas, reforçou sua presença militar no Oriente Médio com a chegada de bombardeiros B-52 à região. A movimentação dos EUA é interpretada como um possível esforço para dissuadir o Irã de realizar novos ataques.
Além disso, fontes ligadas ao governo dos EUA afirmaram ao site Axios que Washington teria alertado diretamente o Irã contra qualquer novo ataque. No último dia 26 de outubro, Israel realizou um bombardeio contra o Irã em resposta a mísseis lançados por Teerã.
As recentes hostilidades entre os dois países aumentam os receios de uma escalada que possa culminar em uma série de retaliações incontroláveis. Analistas de segurança observam que, caso o Irã siga com um novo ataque, a troca de ofensivas pode agravar ainda mais as tensões entre as duas principais potências do Oriente Médio, afetando a estabilidade na região.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm