Brasília, Brasil, 21 de novembro de 2024, NHK – O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, expressou seu entusiasmo em desenvolver a cooperação com a China e outras nações após uma série de reuniões de cúpula na América do Sul. Em coletiva de imprensa realizada no Brasil, Ishiba comentou sobre os encontros bilaterais que teve com líderes dos Estados Unidos, Coreia do Sul e China à margem do fórum da APEC no Peru.
Ishiba destacou que ele e o presidente chinês Xi Jinping encontraram pontos de convergência nas discussões. “Trabalharemos juntos para promover comunicação bilateral frequente e visitas em todos os níveis, incluindo o nível de cúpula”, afirmou o primeiro-ministro japonês.
O líder japonês enfatizou a importância de uma ordem internacional livre e aberta baseada no estado de direito durante as cúpulas da APEC e do G20. Ele também apresentou uma proposta para que o Japão compartilhe seus esforços de prevenção de desastres com outros países.
Ishiba relembrou o acordo feito há 50 anos pelo ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka para desenvolver conjuntamente o Cerrado brasileiro. “Este projeto conjunto transformou com sucesso a área árida em uma importante região de produção de soja em cerca de 25 anos”, disse Ishiba, indicando que o Japão continuará a construir relações com economias emergentes e em desenvolvimento.
O primeiro-ministro expressou sua esperança de que esses esforços ajudem a reduzir desafios e questões pendentes, além de aprimorar a cooperação e coordenação entre os países, especialmente com a China.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm