Nova Deli, Índia – 8 de novembro de 2024 – Agência PTI. A eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos gerou reações rápidas na Ásia-Pacífico, com líderes da Índia e das Filipinas expressando congratulações e reafirmando a importância dos laços bilaterais. O primeiro-ministro indiano Narendra Modi telefonou para Trump, parabenizando-o pela vitória e destacando a expectativa de trabalhar juntos novamente para fortalecer as relações entre os países.
Modi também compartilhou em redes sociais fotos de encontros com Trump durante seu mandato anterior e sublinhou a importância da parceria em defesa. Recentemente, Índia e EUA aumentaram a cooperação no setor de defesa, com a produção conjunta de motores de caça em solo indiano, uma estratégia que parece visar a contenção de influências chinesas na região. Porém, como a China é o principal parceiro comercial da Índia, Modi se mantém cauteloso para não tomar atitudes provocativas enquanto observa o posicionamento da nova administração americana.
Nas Filipinas, o presidente Ferdinand Marcos Jr. também se manifestou sobre a eleição de Trump, emitindo uma declaração de otimismo em relação à parceria e à prosperidade mútua ao longo do Pacífico. Marcos, que vinha fortalecendo os laços com o governo Biden, recentemente concedeu acesso adicional aos EUA em bases militares filipinas, em uma tentativa de intensificar a defesa em resposta às atividades cada vez mais assertivas da China no Mar do Sul da China.
A aproximação dos países asiáticos com os EUA reflete preocupações regionais sobre segurança e a crescente influência chinesa, enquanto a liderança desses países aguarda os próximos passos da administração Trump para direcionar suas políticas com prudência e pragmatismo.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am