Washington, D.C., Estados Unidos, 5 de novembro de 2024 (Associated Press) — Na reta final da corrida presidencial norte-americana, os candidatos Kamala Harris, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, fizeram seus últimos apelos aos eleitores em estados decisivos, onde a disputa permanece acirrada.
No domingo (3), Harris esteve em uma igreja no estado de Michigan, no meio-oeste dos Estados Unidos, onde discursou para eleitores negros, que historicamente apoiam os democratas. Em sua fala, ela questionou: “Que tipo de país queremos deixar para nossos filhos e netos? Um país de caos, medo e ódio, ou um país de liberdade, justiça e compaixão?”. Harris concluiu pedindo aos presentes que respondam a essa pergunta “não apenas com palavras, mas com ações”.
Por sua vez, Trump realizou um comício na Pensilvânia, estado no leste do país que possui um número expressivo de eleitores indecisos. Em seu discurso, ele questionou a multidão: “Vocês preferem como está agora ou como era há quatro anos?”. Trump ainda acrescentou: “Estou aqui com uma mensagem de esperança para todos os americanos. Com o seu voto nesta terça-feira, irei acabar com a inflação”.
A economia dos Estados Unidos tem enfrentado dificuldades com a alta nos preços, apesar da desaceleração recente da inflação. Trump tenta ganhar votos ao culpar a administração Biden-Harris pela situação econômica atual.
Segundo o site de notícias políticas Real Clear Politics, até domingo (3), a média das intenções de voto em sete estados-pêndulo aponta 48,5% de apoio para Trump, contra 47,5% para Harris, indicando uma disputa apertada e com desfecho imprevisível nos principais estados decisivos do país.
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am
- Erupção de vulcão em Indonésia deixa ao menos 9 mortos - 7 de novembro de 2024 9:58 am
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am