Tóquio, Japão, 2 de novembro de 2024 (Kyodo News) – O governo japonês revisou para baixo sua previsão de crescimento econômico para o ano fiscal de 2024, citando a lenta recuperação das exportações de automóveis como fator principal. De acordo com a nova projeção divulgada pelo Gabinete do Japão nesta sexta-feira (1), espera-se agora que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 0,7% em termos ajustados pela inflação até março do próximo ano.
Essa estimativa representa uma queda de 0,2 pontos em relação à projeção de julho e é inferior ao crescimento de 0,8% registrado no ano passado. Um dos principais fatores para a revisão foi a interrupção da produção em algumas montadoras japonesas, após a descoberta de manipulações em dados de testes de segurança para obter certificação governamental dos veículos.
A nova previsão indica que o índice de preços ao consumidor (consumer price index – CPI) deverá se manter em 2,6%, um patamar elevado comparado ao índice de 3,0% registrado no último ano fiscal. A expectativa está voltada para se os aumentos salariais previstos conseguirão superar a inflação de maneira sustentável.
Para o próximo ano fiscal, o Gabinete projeta uma recuperação mais robusta, com crescimento ajustado pela inflação em torno de 1,2%, impulsionado pela recuperação do consumo pessoal e pela manutenção dos investimentos corporativos.
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am
- Erupção de vulcão em Indonésia deixa ao menos 9 mortos - 7 de novembro de 2024 9:58 am
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am