Tóquio, Japão – 7 de novembro de 2024 (Agência Kyodo) – Em um esforço para apoiar a recuperação da região de Noto, atingida por um terremoto no início deste ano, uma exposição de cortinas nupciais tradicionais, conhecidas como hanayome noren, ocorre em Tóquio. O evento, que exibe o simbolismo cultural de casamento da região de Hokuriku, está sendo realizado na Antiga Casa e Jardim Kusuo Yasuda, no bairro de Bunkyo.
As hanayome noren são cortinas especiais que as noivas da região levavam para a casa do marido no dia do casamento. Uma tradição que remonta ao final do Período Edo, no século XIX, essas cortinas eram penduradas na casa do noivo e atravessadas pela noiva ao chegar. As cortinas expostas apresentam emblemas de família e estampas de bom agouro, como garças e pinheiros, símbolos que encantam os visitantes pela riqueza cultural.
A cidade de Nanao, localizada na Província de Ishikawa, na península de Noto, forneceu 11 dessas cortinas para a exposição. Normalmente, a exibição ocorre anualmente em Nanao, mas devido ao terremoto que atingiu a região em 1º de janeiro, o evento não pôde ser realizado localmente este ano.
Para apoiar Noto, a administração da Antiga Casa Yasuda decidiu organizar a exposição em Tóquio, com parte da taxa de entrada destinada à recuperação da região. “Essa é nossa forma de animar as pessoas em Noto. Esperamos que os visitantes se inspirem a visitar a região e conhecê-la”, declarou Oogi Hiromi, gerente do jardim do local.
A exposição segue até domingo (10), e os organizadores esperam atrair mais visitantes para contribuir com a causa, reforçando a conexão cultural e o apoio à população de Noto.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm