Fukushima, Província de Fukushima, Japão – 8 de novembro de 2024 – Agência NHK. Um dos evacuados de Futaba, uma das cidades que abrigam a usina nuclear de Fukushima Daiichi, manifestou preocupação após o primeiro teste de retirada de detritos de combustível de um dos reatores danificados no acidente nuclear de 2011.
Watanabe Koichi, que foi evacuado de Futaba e agora reside em Koriyama, na mesma província, comentou sobre o progresso do procedimento realizado pela operadora da usina, anunciado na quinta-feira (7). Ele disse estar aliviado com a retirada inicial dos detritos, mas observou que a quantidade removida era “como uma pequena porção de uma colher de limpeza de ouvido”. Ele manifestou temor quanto à possibilidade de novos incidentes, ressaltando que já presenciou os horrores de um acidente nuclear.
Watanabe afirmou acreditar que levará muitos anos para remover todos os detritos, mas espera que o trabalho de descomissionamento prossiga até ser totalmente concluído, mesmo que isso se estenda às gerações de seus netos ou bisnetos.
Ikeda Takayo, uma moradora da cidade de Namie que abriu um restaurante em Okuma, outra cidade próxima à usina, comentou sobre a complexidade do processo de retirada dos detritos. Ela disse que a operação finalmente deu seu primeiro passo, mas estima que o trabalho poderá durar cerca de 50 anos.
Ikeda também expressou o desejo de que o processo de descomissionamento ocorra sem contratempos e que tanto os moradores locais quanto as pessoas de outras regiões apoiem esse longo e delicado processo.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm