5 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 9:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA confirmam tropas norte-coreanas em combate na Ucrânia

Soldados da Coreia do Norte lutam ao lado da Rússia em Kursk

Washington, Estados Unidos, 13 de novembro de 2024, Associated Press – O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira (12) que soldados norte-coreanos iniciaram operações de combate contra a Ucrânia na região ocidental russa de Kursk. Vedant Patel, porta-voz adjunto principal do Departamento de Estado, revelou que mais de 10.000 soldados norte-coreanos foram enviados para a Rússia.

“Hoje, posso confirmar que mais de 10.000 soldados da RPDC foram enviados para o leste da Rússia, e a maioria deles foi movida para o extremo oeste da região de Kursk, onde começaram a participar de operações de combate com as forças russas”, declarou Patel em coletiva de imprensa.

Esta é a primeira vez que o governo dos EUA reconhece oficialmente a participação de tropas norte-coreanas em combates na Ucrânia. Patel acrescentou que o sucesso da Rússia no campo de batalha dependerá em grande parte de quão bem conseguirá integrar as tropas norte-coreanas em seu exército.

O porta-voz destacou alguns desafios que a Rússia precisará superar, incluindo “interoperabilidade, barreira linguística, comando e controle, e comunicações”. Os Estados Unidos têm demonstrado crescente preocupação com os laços entre Rússia e Coreia do Norte.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está participando de uma reunião em Bruxelas até quarta-feira (13) para discutir o apoio à defesa da Ucrânia contra a Rússia com ministros das Relações Exteriores de outros países.

Esta confirmação marca uma escalada significativa no conflito, levantando questões sobre as implicações geopolíticas da participação direta da Coreia do Norte na guerra. A comunidade internacional aguarda ansiosamente por mais detalhes e possíveis respostas diplomáticas a este novo desenvolvimento.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img