Vientiane, Laos, 21 de novembro de 2024, Associated Press – Os ministros da Defesa da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) iniciam nesta quarta-feira (20) uma reunião de dois dias na capital do Laos, Vientiane. O encontro conta com a participação dos chefes de defesa dos Estados Unidos, China e outros países, para discutir questões de segurança regional.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, representa seu país no evento. Espera-se que Austin troque opiniões com os membros da ASEAN sobre como lidar com a China, que tem se mostrado cada vez mais assertiva no Mar do Sul da China.
Muitos países da ASEAN temem que a importância da região possa ser subestimada, especialmente após a eleição de Donald Trump. Durante sua primeira administração, Trump perdeu importantes reuniões organizadas por membros da ASEAN. Agora, os países observam atentamente como a mudança de governo nos EUA afetará a política americana para a região.
Austin deve enfatizar que os Estados Unidos continuarão envolvidos na manutenção da paz e estabilidade no Sudeste Asiático. A presença americana na cúpula visa reafirmar o compromisso dos EUA com seus aliados regionais em um momento de crescentes tensões marítimas.
A reunião também abordará outros temas cruciais, como a situação na Península Coreana, o conflito na Ucrânia e as crescentes tensões no Oriente Médio. Questões como desastres naturais, cibersegurança e contraterrorismo também devem fazer parte da agenda.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm