Washington, D.C., Estados Unidos, 26 de novembro de 2024 (Associated Press) – O conselheiro de segurança nacional escolhido pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que a nova administração priorizará o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Mike Waltz, atualmente membro da Câmara dos Representantes, comentou no domingo (24) em uma entrevista à Fox News que o governo entrante buscará formas de encerrar rapidamente a invasão russa na Ucrânia.
“Precisamos trazer isso a um desfecho responsável. Restaurar a dissuasão, a paz e antecipar novas escaladas é fundamental”, afirmou Waltz, destacando que o diálogo e o formato de um possível acordo estarão entre os pontos centrais das discussões.
Ele também mencionou preocupações sobre o envolvimento da Coreia do Norte, que teria enviado tropas para apoiar a Rússia. Segundo Waltz, o presidente eleito Trump está “muito preocupado com a escalada e suas implicações”.
Waltz detalhou que o objetivo inicial será discutir os participantes necessários na mesa de negociação e como estruturar um acordo para a resolução do conflito. “Isso será trabalhado intensivamente com a administração atual até janeiro e continuará com a nova gestão”, concluiu.
A declaração sinaliza uma tentativa da nova liderança dos Estados Unidos de reverter o atual cenário de tensão internacional e reforçar a estabilidade na região do Leste Europeu.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am