Naha, Okinawa, Japão, 10 de novembro de 2024, Agência de Notícias NHK – Chuvas torrenciais estão castigando a prefeitura de Okinawa, no sul do Japão, levando as autoridades a emitirem alertas de alto nível para a população sobre riscos de deslizamentos de terra e outros desastres naturais.
A Agência Meteorológica do Japão informou que as condições atmosféricas estão muito instáveis em Okinawa neste domingo, devido ao fluxo de ar úmido, com nuvens de chuva se desenvolvendo na parte norte da ilha principal.
O pluviômetro instalado pelo Gabinete do Governo registrou 159 milímetros de chuva na vila de Kunigami na hora até as 6h da manhã, e 69 milímetros na vila de Higashi durante a hora até as 8h. Análises de radar indicaram que cerca de 110 milímetros de chuva provavelmente caíram na hora até as 8h30 em algumas partes de Okinawa, incluindo áreas próximas às regiões oeste e leste da cidade de Nago.
A Agência Meteorológica já emitiu seis vezes informações sobre um dilúvio recorde em um curto período, instando as pessoas a garantirem sua segurança. Tempestades localizadas com trovoadas são possíveis em toda a prefeitura de Okinawa até a noite de domingo. A região de Amami, na prefeitura de Kagoshima, também pode ser atingida por chuvas intensas.
O solo pode permanecer saturado em algumas áreas após a formação de faixas de nuvens de chuva pesada sobre Okinawa e Amami no sábado (9), que trouxeram chuvas recordes e causaram deslizamentos de terra e inundações. O alerta de emergência de nível máximo 5 para chuvas intensas havia sido temporariamente emitido para a cidade de Yoron, na prefeitura de Kagoshima.
As autoridades meteorológicas estão pedindo à população que fique em alerta máximo para deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordantes. Também é aconselhada cautela contra raios, rajadas de vento, ventos fortes como tornados e granizo.
Esta situação destaca a vulnerabilidade das regiões costeiras do Japão a eventos climáticos extremos, especialmente durante a temporada de tufões. As autoridades continuam monitorando de perto a situação e atualizando os alertas conforme necessário para garantir a segurança da população.
- EUA confirmam tropas norte-coreanas em combate na Ucrânia - 13 de novembro de 2024 2:11 pm
- Juiz adia decisão sobre caso de suborno envolvendo Trump - 13 de novembro de 2024 9:04 am
- Ataque com carro em Zhuhai deixa 35 mortos e choca China - 13 de novembro de 2024 8:58 am