Zhuhai, Guangdong, China, 6 de novembro de 2024, Xinhua – O exército chinês anunciou que seu mais recente caça furtivo, o J-35A, será apresentado ao público pela primeira vez durante a Airshow China, que acontecerá a partir de 12 de novembro em Zhuhai, província de Guangdong.
O J-35A é descrito como um caça furtivo de médio porte com múltiplas funções. Especialistas citados pela televisão estatal chinesa afirmam que uma variante do modelo poderá ser implantada em porta-aviões no futuro.
Com a introdução do J-35A, a China se tornará o segundo país, após os Estados Unidos, a possuir dois tipos de caças furtivos em serviço ativo. O país já opera os caças J-20, também de tecnologia furtiva.
A exibição do J-35A na Airshow China coincide com as celebrações do 75º aniversário da fundação da República Popular da China. Além da aeronave chinesa, a Rússia também apresentará pela primeira vez seu caça furtivo Sukhoi Su-57 no evento.
A decisão de exibir suas aeronaves mais avançadas ao lado do caça russo é vista como uma demonstração de força por parte de Pequim, que busca evidenciar suas capacidades militares reforçadas para os Estados Unidos e outros países.
O desenvolvimento do J-35A é parte dos esforços contínuos da China para modernizar suas forças armadas e afirmar sua dominância na região Ásia-Pacífico. A aeronave é projetada principalmente para operações de combate aéreo, mas também possui capacidade de realizar ataques ar-solo
A Airshow China, que ocorrerá de 12 a 17 de novembro, contará com a participação de 49 países e regiões, apresentando uma variedade de equipamentos militares e aeronaves comerciais. Além do J-35A, o evento também exibirá pela primeira vez o sistema de mísseis terra-ar HQ-19 e novos veículos aéreos não tripulados (VANTs) de reconhecimento e ataque
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am