Washington, D.C., Estados Unidos, 2 de novembro de 2024 (Associated Press) – A agência de notícias Associated Press relatou que a Casa Branca fez alterações na transcrição de uma declaração do presidente Joe Biden, que parecia chamar os apoiadores do candidato republicano Donald Trump de “lixo”.
O incidente ocorreu durante uma videoconferência na terça-feira (31), quando Biden criticou um comediante presente em um comício de Trump, que se referiu a Porto Rico como “uma ilha flutuante de lixo”. De acordo com a AP, Biden teria declarado: “O único lixo que vejo flutuando lá fora são seus apoiadores”.
Após a repercussão, a Casa Branca divulgou uma transcrição revisada, na qual a frase foi ajustada para incluir um apóstrofo na palavra “supporter’s”, mudando o sentido da frase para “a demonização dos latinos por seus apoiadores”, referindo-se aos comentários do comediante.
A AP informou que, em uma transcrição original preparada por taquígrafos oficiais, Biden parece ter realmente se referido aos apoiadores de Trump como lixo, mas o texto foi alterado pelo escritório de comunicação do presidente. Em um e-mail interno obtido pela AP, o chefe do escritório de taquigrafia explicou que a mudança foi realizada após consulta com o presidente, e que o escritório não pode editar a transcrição de forma independente.
Trump intensificou os ataques a Biden em relação ao comentário, e o relato da AP pode se tornar um novo ponto de discórdia com apenas cinco dias restantes até as eleições presidenciais.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm