-1 C
Kóka
quinta-feira, 7 novembro, 2024 2:33: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Cartões de Ano Novo, mais caros, começam a ser vendidos no Japão

Venda de cartões para saudações de Ano Novo reflete aumento nas tarifas postais

Tóquio, Japão, 2 de novembro de 2024 (Kyodo News) – Os correios do Japão iniciaram a venda dos cartões de saudação de Ano Novo, tradicionalmente usados para enviar mensagens comemorativas, com um preço mais elevado neste ano, devido ao aumento na tarifa postal ocorrido em outubro.

Uma cerimônia realizada em Tóquio, na sexta-feira (1º), marcou o início das vendas em todo o país. No escritório central dos correios, localizado no distrito de Chiyoda, clientes adquiriram cartões que trazem ilustrações de cobras, signo do zodíaco japonês para o próximo ano.

O valor de um cartão padrão subiu para 85 ienes, aproximadamente 55 centavos de dólar, em comparação com os cerca de 41 centavos do ano passado. Um cliente, na faixa dos 50 anos, relatou que, enquanto no ano passado comprou 200 cartões, este ano adquiriu apenas cinco, devido ao aumento nos preços.

A elevação das tarifas postais no Japão ocorreu em resposta às crescentes perdas financeiras da Japan Post. No ano fiscal de 2023, a empresa registrou um prejuízo operacional de 89,6 bilhões de ienes, equivalente a aproximadamente 590 milhões de dólares.

A diminuição do envio de correspondências, junto ao aumento dos custos de transporte, tem impactado o negócio dos correios. Prevendo uma menor demanda, a Japan Post reduziu a produção de cartões em 25% em comparação ao ano passado, com uma emissão de 1,07 bilhão de unidades, a menor desde 2004, quando a produção atingiu seu pico com mais de 4,4 bilhões de cartões.

Cada vez mais pessoas optam por enviar saudações de Ano Novo via redes sociais e e-mail. Empresas também estão abandonando a prática de enviar cartões, tanto para reduzir custos quanto por preocupações ambientais.

Há ainda uma tendência, principalmente entre os idosos, de enviar cartões informando que aquele será o último ano em que praticarão a tradição. Uma loja de artigos de papelaria no distrito de Taito, em Tóquio, está vendendo um carimbo especial que inclui uma mensagem delicada informando que o remetente não enviará mais cartões nos próximos anos. A loja espera uma grande demanda por parte de pessoas que planejam encerrar a tradição.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img