Manaus, Brasil, 19 de novembro de 2024, Associated Press –. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez história neste domingo (17) ao se tornar o primeiro presidente americano em exercício a visitar a Floresta Amazônica. A visita, que antecede a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, destaca o compromisso de Biden com as questões ambientais em um momento crucial para as políticas climáticas globais.
Durante sua breve estadia, Biden sobrevoou a região de helicóptero, recebendo informações detalhadas sobre os impactos das mudanças climáticas na maior floresta tropical do mundo. O presidente também visitou uma reserva florestal e se encontrou com líderes indígenas engajados na proteção do meio ambiente.
Após a visita, Biden enfatizou a compatibilidade entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental: “Pessoal, não precisamos escolher entre o meio ambiente e a economia. Podemos ter os dois.” Ele também abordou as críticas à sua política energética, afirmando que “é verdade que alguns podem tentar negar ou atrasar a revolução da energia limpa que está em andamento na América”, mas ressaltou que “ninguém pode revertê-la”.
A visita de Biden à Amazônia ocorre em um contexto de transição política nos Estados Unidos, com o presidente eleito Donald Trump prometendo aumentar a produção de combustíveis fósseis. Diante disso, Biden reforçou que as mudanças em direção à energia limpa são irreversíveis, especialmente considerando o movimento global nessa direção.
O presidente americano participará das discussões sobre combate às mudanças climáticas na cúpula do G20, que começa nesta segunda-feira (18). Sua visita à Amazônia serve como um poderoso símbolo do compromisso dos Estados Unidos com a agenda ambiental global, em um momento em que a liderança americana nessa área está prestes a mudar de direção.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm