3.1 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 5:19: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Banco do Japão mantém taxa de juros inalterada

Política monetária continua estável enquanto banco avalia tendências de inflação e crescimento econômico global.

Tóquio, Japão, 1 de novembro de 2024 (NHK) – O Banco do Japão (Bank of Japan – BOJ) decidiu manter as taxas de juros de curto prazo inalteradas em sua reunião de política monetária, encerrada na quinta-feira (31). O banco central optou por seguir com a política monetária atual, mantendo a taxa de juros em aproximadamente 0,25%.

As autoridades japonesas decidiram monitorar as tendências de salários, preços e o cenário econômico global, em especial nos Estados Unidos, com foco nas possíveis implicações das eleições presidenciais norte-americanas para o cenário econômico. O BOJ também divulgou seu relatório trimestral de inflação ao consumidor, mantendo a previsão de 2,5% para o ano fiscal de 2024, iniciado em abril. Contudo, a previsão para o próximo ano fiscal foi revisada para 1,9%, em comparação com a projeção anterior de 2,1% feita em julho.

A recente queda nos preços do petróleo foi apontada como um fator importante para a revisão da projeção de inflação. Para o ano fiscal de 2026, o BOJ estima uma taxa de inflação de 1,9%, de acordo com as projeções medianas de seus formuladores de política monetária, excluindo o índice de alimentos frescos.

Kazuo Ueda, governador do BOJ, afirmou que, se as previsões para a atividade econômica e os preços se confirmarem, o banco continuará ajustando gradualmente a taxa de juros e o grau de acomodação monetária. “Não temos um julgamento prévio sobre o momento dos aumentos de taxas. Decidiremos com base em uma análise constante dos dados disponíveis em cada reunião,” disse Ueda.

Ueda também mencionou que a economia dos EUA representa um risco potencial, dependendo das políticas adotadas pelo futuro presidente, embora os salários e o consumo interno permaneçam fortes no curto prazo. A situação política do Japão, após a eleição para a Câmara dos Deputados, também pode impactar as decisões futuras do BOJ. Com a perda da maioria pelo partido governista e ganhos expressivos da oposição, alguns analistas do mercado acreditam que o banco poderá encontrar mais dificuldade para elevar a taxa básica de juros em um futuro próximo.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img