5 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 7:39: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ataque a pagers do Hezbollah foi autorizado por Netanyahu

Premier israelense admite responsabilidade por explosões no Líbano

Jerusalém, Israel, 11 de novembro de 2024, Agência de Notícias Haaretz – O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu admitiu que seu governo foi responsável por uma série de explosões em dispositivos de comunicação portáteis em todo o Líbano em setembro, segundo relatos da mídia israelense. A declaração foi feita durante uma reunião de gabinete no domingo (10), marcando a primeira vez que o governo israelense reconhece oficialmente seu envolvimento na operação que visava membros do grupo xiita libanês Hezbollah.

As explosões de pagers e outros dispositivos de comunicação em setembro resultaram em cerca de 40 mortes e mais de 3.400 feridos no Líbano. O Hezbollah confirmou que alguns de seus membros estavam entre as vítimas fatais.

Netanyahu teria afirmado que a operação e o assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, “foram lançados apesar da oposição de altos funcionários do estabelecimento de segurança e do escalão político que os supervisiona”. A agência de notícias francesa AFP e outros meios de comunicação também relataram que Netanyahu confirmou ter “dado luz verde” à operação dos pagers.

Enquanto isso, Israel continua realizando ataques aéreos contra o Hezbollah no Líbano e mantém uma ofensiva terrestre no sul do país. Um ataque aéreo israelense no centro do Líbano no domingo (10) matou 23 pessoas, incluindo sete crianças. O número de mortos por ataques israelenses no país desde outubro do ano passado já ultrapassou 3.000.

Esta admissão de Netanyahu ocorre em um momento de crescente tensão na região, levantando questões sobre a escalada do conflito e suas implicações para a estabilidade no Oriente Médio. A revelação também pode ter repercussões diplomáticas significativas, considerando o alto número de vítimas civis resultantes da operação.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img