Kiev, Ucrânia, 9 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O embaixador do Japão na Ucrânia, Kuninori Matsuda, enfatizou a importância do contínuo apoio de Tóquio a Kiev para preservar a ordem internacional. Em entrevista à NHK no sábado (5), às vésperas de deixar seu posto, Matsuda destacou a evolução do suporte japonês desde o início da invasão russa.
Matsuda, que assumiu a embaixada em outubro de 2021, ressaltou que o Japão inicialmente auxiliou a Ucrânia acolhendo refugiados e, posteriormente, focou na melhoria da infraestrutura energética e na remoção de minas terrestres. Agora, segundo ele, é hora de fomentar a retomada gradual das atividades econômicas, exportações e receitas fiscais aos níveis pré-invasão, com eventual envolvimento de empresas japonesas.
O embaixador elogiou a forte linha de defesa ucraniana, que tem impedido o avanço das forças russas para o oeste. Ele também mencionou o “Plano de Vitória” do presidente Volodymyr Zelenskyy, a ser apresentado em uma cúpula na Alemanha, enfatizando a necessidade de união internacional para encerrar a invasão e buscar um cessar-fogo.
Zelenskyy demonstrou profunda gratidão ao Japão, compartilhando nas redes sociais vídeos de seu encontro com Matsuda, onde o condecorou com a Ordem do Mérito. O presidente ucraniano agradeceu ao embaixador por fortalecer as relações bilaterais, que estão “mais fortes do que nunca”, e pelo apoio japonês durante sua presidência do G7 no ano passado.
Esta troca diplomática reafirma o compromisso mútuo entre Ucrânia e Japão, destacando o papel crucial do apoio internacional na busca pela paz e estabilidade na região.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm