Tóquio, Japão, 6 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ofereceu apoio aos soldados ucranianos envolvidos na incursão em território russo durante visita à região nordeste de Sumy, que faz fronteira com a região russa de Kursk, na sexta-feira (3).
Zelensky enfatizou que a operação em Kursk tem sido fundamental para motivar os aliados internacionais a fornecerem armas e pacotes de apoio à Ucrânia. Quase dois meses após o início da incursão, as forças ucranianas ainda mantêm o controle de partes de Kursk, apesar dos contra-ataques russos.
Paralelamente, fontes militares ucranianas relataram que seis oficiais norte-coreanos estavam entre os 20 soldados mortos em um ataque com mísseis ucranianos em áreas controladas pela Rússia próximas a Donetsk, no leste do país, na quinta-feira (2). Publicações em redes sociais russas sugerem que os norte-coreanos estavam em treinamento quando o míssil atingiu a área.
Este incidente destaca a crescente cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte, com Pyongyang fornecendo munições a Moscou. A visita de Zelensky e os recentes desenvolvimentos na frente de batalha indicam uma intensificação do conflito, com ambos os lados buscando vantagens estratégicas em diferentes regiões.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am