Seul, Coreia do Sul, 22 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol realizou uma conversa telefônica com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, nesta segunda-feira, para discutir a crescente preocupação com o envio de tropas norte-coreanas à Rússia.
Durante a ligação, Yoon informou que a agência de inteligência sul-coreana confirmou o envio de cerca de 1.500 soldados das forças especiais norte-coreanas para a Rússia, onde estão atualmente em treinamento. O presidente enfatizou que a cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte representa uma ameaça à paz na península coreana e no mundo.
“Meu governo nunca ficará de braços cruzados diante dessa situação”, declarou Yoon, segundo comunicado da presidência sul-coreana.
Atendendo a um pedido de Rutte, Yoon concordou em enviar prontamente uma delegação à OTAN para compartilhar informações mais detalhadas sobre o assunto. O presidente sul-coreano também se comprometeu a fortalecer a cooperação em segurança com a aliança militar ocidental.
Após a conversa, Rutte publicou em sua conta na plataforma X: “O envio de tropas norte-coreanas para lutar ao lado da Rússia na Ucrânia marcaria uma escalada significativa”.
Esta situação destaca a crescente preocupação internacional com o aprofundamento das relações militares entre Coreia do Norte e Rússia, e seu potencial impacto no conflito na Ucrânia e na estabilidade global.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am