Pequim, China, 20 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo O presidente chinês Xi Jinping ordenou que as tropas de mísseis do país melhorem suas capacidades de dissuasão estratégica e de combate, segundo informações da mídia estatal chinesa. A ordem vem poucos dias após Pequim realizar um massivo exercício militar ao redor de Taiwan.
Xi fez um discurso na quinta-feira (17) após inspecionar o treinamento das tropas da Força de Foguetes. Ele instou os militares a aumentarem sua consciência sobre potenciais crises e suas capacidades de combate. O presidente também ordenou a intensificação do treinamento das tropas e o aprimoramento geral da prontidão de combate para salvaguardar os interesses nacionais fundamentais.
A Força de Foguetes da China, responsável pelo gerenciamento dos arsenais nucleares e de mísseis do país, participou dos exercícios militares em larga escala ao redor de Taiwan na segunda-feira (14). Pequim considera a questão de Taiwan como central para os interesses fundamentais da China.
Xi vê a administração do presidente taiwanês Lai Ching-te como separatista, em um momento em que os Estados Unidos aumentam seu engajamento com Taiwan. Analistas afirmam que Xi busca manter sob controle tanto a administração Lai quanto Washington.
Esta demonstração de força militar e a ênfase na prontidão de combate refletem as crescentes tensões geopolíticas na região, especialmente em relação à questão de Taiwan e à influência dos Estados Unidos no Pacífico.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm