Nova York, EUA, 25 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Regina De Dominicis, Diretora Regional do UNICEF para a Europa e Ásia Central, alertou nesta quinta-feira (24) que 1,7 milhão de crianças na Ucrânia não têm acesso a água segura e limpa devido aos ataques russos à infraestrutura do país. Em entrevista à NHK em Tóquio, De Dominicis revelou que os ataques aéreos russos contaminaram fontes de água e danificaram ou destruíram 1.000 quilômetros de redes de abastecimento.
A UNICEF teme que a falta de água limpa possa levar a um aumento nos casos de doenças. A organização, com ajuda internacional, tem trabalhado na instalação de tubulações de água na Ucrânia para mitigar o problema.
Além disso, a UNICEF está implementando uma iniciativa para preparar cerca de 21.000 famílias com crianças para o próximo inverno. O programa, focado em famílias que vivem próximas às linhas de frente, fornece dinheiro, roupas quentes, cobertores e outros bens essenciais.
De Dominicis enfatizou a importância desse esforço, destacando que as temperaturas no país cairão abaixo de zero, impactando enormemente a vida cotidiana das famílias e crianças. Ela também apontou que o maior desafio para a UNICEF é a falta de financiamento, reconhecendo a existência de crises em todo o mundo, mas apelando à comunidade internacional para apoiar a organização em seus esforços para garantir condições de vida dignas, especialmente para as crianças.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am