Kiev, Ucrânia, 25 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – O serviço de inteligência de defesa da Ucrânia informou que os primeiros soldados norte-coreanos chegaram à região ocidental russa de Kursk, área onde o exército ucraniano tem realizado ataques transfronteiriços. A agência divulgou em suas redes sociais na quinta-feira (24) que os militares norte-coreanos foram avistados na região no dia anterior.
Embora não tenha revelado o número exato de soldados em Kursk, a inteligência ucraniana afirmou que tropas norte-coreanas estão recebendo treinamento em cinco instalações militares no Extremo Oriente russo, incluindo Ussuriysk e Sergeevka. Segundo a agência, cerca de 12.000 militares norte-coreanos estão atualmente na Rússia, incluindo três generais e 500 oficiais.
Moscou teria designado Yunus-Bek Yevkurov, vice-ministro da Defesa russo, para supervisionar o treinamento dessas tropas. A inteligência ucraniana ironizou o fornecimento de suprimentos aos soldados norte-coreanos, afirmando que, além de munição e roupas de inverno, cada um receberia mensalmente 50 metros de papel higiênico e 300 gramas de sabão.
A agência acrescentou que o Kremlin tem grandes expectativas em relação a essas tropas na guerra contra a Ucrânia. Crescem as preocupações de que o envolvimento de soldados norte-coreanos no conflito entre Ucrânia e Rússia possa complicar ainda mais a situação e escalar as tensões na região.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm