12.6 C
Kóka
quarta-feira, 2 outubro, 2024 9:26: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ucrânia homenageia soldados caídos no Dia dos Defensores

Famílias se reúnem em Kiev para lembrar entes queridos perdidos.

Kiev, Ucrânia, 2 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – Uma multidão se reuniu na Praça da Independência, no centro de Kiev, na terça-feira (2) para marcar o Dia dos Defensores da Ucrânia, uma data dedicada a homenagear os soldados do país. Entre os presentes estavam familiares enlutados de militares que perderam suas vidas no conflito.

Os participantes observaram um minuto de silêncio pela manhã. Desde o início da invasão russa, as pessoas têm colocado na praça pequenas bandeiras nacionais com os nomes dos soldados mortos, somando agora milhares de bandeiras.

Muitos derramaram lágrimas enquanto seguravam fotos de seus entes queridos. O boulevard que leva à praça foi temporariamente fechado ao tráfego para a ocasião, e algumas pessoas saíram de seus carros para oferecer orações.

Uma jovem de 21 anos, que perdeu o pai na guerra, compartilhou: “Estou pensando nos bons momentos que tive com ele. Nós, ucranianos, queremos que a guerra termine o mais rápido possível, para que não seja necessário colocar mais bandeiras na praça”.

Outra mulher de 29 anos, que recentemente perdeu o irmão mais novo, expressou seu desejo por um fim imediato do conflito: “A guerra deve terminar de uma maneira justa para todos. Espero que aqueles que perderam suas vidas não sejam esquecidos”.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy dirigiu-se aos soldados em um discurso emocionado: “Estamos aqui, em nossa terra, em nossa capital, sob nossas bandeiras. A Ucrânia ainda existe graças a vocês”.

Embora o The Wall Street Journal tenha relatado em setembro que cerca de 80.000 soldados ucranianos morreram na guerra, Zelenskyy negou o relatório, mas não revelou o número oficial de baixas militares.

O Dia dos Defensores da Ucrânia não apenas homenageia os soldados caídos, mas também serve como um lembrete do custo humano contínuo do conflito e do desejo generalizado de paz entre o povo ucraniano.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img