Kiev, Ucrânia, 27 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – A inteligência de defesa ucraniana divulgou nesta sexta-feira (25) o que afirma ser uma conversa interceptada entre soldados russos na região de Kursk, oeste da Rússia, onde tropas ucranianas realizaram incursões transfronteiriças. A gravação revela discussões sobre os preparativos para receber tropas norte-coreanas, referidas como “Batalhão K”.
Segundo a interceptação, para cada 30 soldados norte-coreanos, são designados um intérprete e três soldados russos. Em um momento da conversa, um soldado sugere, rindo, que o intérprete deveria dizer aos norte-coreanos: “Vá em frente, mate todos”.
O diálogo indica que alguns soldados russos estão despreparados para lidar com os norte-coreanos, enquanto outros expressam descontentamento com ordens para fornecer veículos blindados às tropas estrangeiras. Um dos russos chega a manifestar o desejo de matar um companheiro, após “matar os coreanos”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou na sexta-feira (25) que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia poderão entrar em “zonas de combate” já neste domingo (27).
A divulgação desse áudio pela Ucrânia sugere uma tentativa de expor as tensões internas e o possível despreparo das forças russas para integrar tropas estrangeiras, além de alertar a comunidade internacional sobre a escalada do conflito com a participação norte-coreana.
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm
- Líderes asiáticos reagem à vitória de Donald Trump - 7 de novembro de 2024 10:55 am
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am