6 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 11:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tibetano denuncia danos ambientais causados por empresa chinesa

Apelo raro contra extração ilegal de areia e cascalho em rio.

Chengdu, província de Sichuan, China, 21 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Radio Free Asia – Um tibetano da província de Sichuan fez um apelo público raro nas redes sociais chinesas, pedindo que as autoridades tomem medidas contra uma empresa acusada de extrair ilegalmente areia e cascalho de um leito de rio local.

Tsongon Tsering, da vila de Tsaruma no condado de Kyungchu, postou um vídeo de 5 minutos no WeChat em 15 de outubro, denunciando que a escavação realizada pela Anhui Xianhe Construction Engineering Co. tem causado grave erosão do solo e queda nos níveis de água do rio Tsaruma.

Tsongon Tsering, a Tibetan man from Tsaruma village in Kyungchu county in China’s Sichuan province, calls for authorities to take action against illegal sand and gravel mining taking place since May 2023 on the Tsaruma River. (Image from citizen video via WeChat)

No vídeo, Tsering afirma que os residentes tibetanos fizeram repetidos apelos às autoridades locais para que tomassem medidas contra a empresa por causar danos ambientais, mas sem sucesso. “A extração em larga escala e indiscriminada de areia do rio levou a uma grave erosão do solo na área circundante e está ameaçando as fundações das casas dos moradores”, diz ele no vídeo.

Após a publicação, as autoridades fecharam a conta de Tsering e bloquearam termos de busca relacionados ao seu nome no WeChat. O vídeo, que ganhou atenção significativa online, foi amplamente compartilhado por outros usuários, mas todo o conteúdo relacionado foi censurado até 17 de outubro.

Fontes da região temem que Tsering, que é da Prefeitura Autônoma Tibetana e Qiang de Ngaba, enfrente punições por sua crítica pública às autoridades. O caso ilustra como as autoridades silenciam tibetanos que acusam empresas chinesas de violar regulamentações ambientais ou prejudicar o meio ambiente.

Este incidente destaca as tensões contínuas entre as comunidades tibetanas e as políticas de desenvolvimento do governo chinês, bem como os desafios enfrentados por ativistas ambientais na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img