1.5 C
Kóka
sexta-feira, 27 dezembro, 2024 11:34: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Taiwan se diz pronto para enfrentar China em caso de conflito

Representante taiwanês nos EUA reafirma disposição de luta.

Taipei, Taiwan, 7 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Taiwan News – O representante de Taiwan nos Estados Unidos, Alexander Ta-Ray Yui, afirmou em entrevista à Fox News na sexta-feira (4) que os taiwaneses estão prontos para enfrentar a China caso um conflito no Estreito de Taiwan se concretize. Quando questionado se os taiwaneses resistiriam a uma invasão chinesa, Yui respondeu: “Sim, é claro.”

Yui destacou que a China tem escalado as tensões na região desde 2020, afirmando que “Xi Jinping foi encorajado porque quer realizar o que ele chama de sonho chinês”. O representante acrescentou que a questão não se trata de qual administração está no poder nos Estados Unidos, mas sim dos pensamentos de Xi Jinping.

Embora espere não precisar de assistência militar direta dos EUA, Yui disse que Taiwan aceitaria ajuda se oferecida. Ele descreveu Taiwan como “uma nação amante da paz” que defende a democracia e a liberdade, expressando o desejo do país de ser incorporado ao mundo após décadas de isolamento devido ao conflito com a China continental.

As declarações de Yui surgem em um momento em que os EUA se preparam para estabelecer uma parceria de resiliência Indo-Pacífica com aliados da região e da Europa, na qual Taiwan desempenhará um papel fundamental. O Pentágono sediará a primeira reunião no Havaí em aproximadamente duas semanas, com a participação de pelo menos 12 aliados indo-pacíficos e europeus.

Para fortalecer a defesa de Taiwan, os EUA estão avaliando a viabilidade de permitir que o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung Shan de Taiwan monte e produza mísseis Stinger. Se o instituto atender aos padrões de certificação dos EUA, a produção poderá começar em Taiwan já em 2026.

Recentemente, o presidente Joe Biden autorizou um pacote de ajuda militar de US$567 milhões para Taiwan, o maior já recebido pelo país, reforçando o compromisso dos EUA com a segurança da ilha.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img